A Páscoa está chegando e, com ela, receitas clássicas de Bacalhau da culinária portuguesa ganham a preferência de muita gente na hora de definir o cardápio do almoço em família. Mas um detalhe é fundamental para o sucesso da receita, seja ela qual for: a escolha do corte ideal de Bacalhau para o preparo de cada prato.
Do Bacalhau à Gomes de Sá ao famoso Bacalhau à Lagareiro, passando pela receita clássica do Bacalhau com Natas e pela praticidade da salada de Bacalhau, cada preparo pede um corte específico, explica o Chef Nelson Turbino, gerente técnico do Grupo Engenho, que todos os anos promove o ‘Corte do Bacalhau’ no restaurante Engenho Cozinha Brasileira, em Manaus – uma oportunidade de apreciar e aprender as técnicas de corte e preparo de pratos tradicionais da culinária lusitana.
“No Corte de bacalhau mostramos como tratar a manta de Bacalhau Gadus morhua salgada e qual corte escolher para cada prato. Desse produto super nobre tiramos vários cortes responsáveis por diversos pratos clássicos, como lascas para o preparo do ‘Bacalhau à Gomes de Sá’, do ‘Bacalhau com Natas’ e na salada, ou ainda o lombo, indispensável para o famoso bacalhau à Lagareiro. Todos esses cortes ficam disponíveis para a venda”, explicou.
Uma dessas receitas clássicas é o Bacalhau com Natas, que deve ser preparado com o bacalhau em lascas, lembra Chef Nelson, que compartilhou a receita deste que é um dos carros-chefe do restaurante. “O Bacalhau com Natas é feito com as ‘migas’, que são pedaços desfiados ou lascas pequenas de bacalhau. É uma receita de fácil preparo, que fica muito bem acompanhada de uma salada, mas é importante lembrar que o corte adequado é indispensável para o sucesso dela”. A seguir, ele ensina o passo a passo para transformar o almoço de Páscoa com esse gostinho especial da tradição lusitana.
RECEITA – BACALHAU COM NATAS
Ingredientes:
1kg de bacalhau (já dessalgado e em lascas)
1 cebola picada
2 dentes de alho
4 batatas médias
1 talo de alho poró
1/2 litro de creme de leite fresco (natas)
1 ovo
Queijo parmesão
Coentro (opcional)
Azeite
Azeitona preta
Modo de preparo:1. Em uma panela, coloque o azeite, doure o alho, cebola e o alho poró, e em seguida coloque o bacalhau;
2. Corte as batatas em cubos e frite à parte;
3. Depois, coloque as batatas, juntamente com o bacalhau já dourado, e, só nessa hora, coloque o coentro a seu gosto, junto com o creme de leite fresco (natas). Misture tudo;
4. Bata 1 ovo inteiro e pincele o bacalhau, espalhe um pouco de parmesão por cima e decore com azeitonas pretas;
5. Coloque para gratinar no forno durante 30 minutos até formar uma casquinha bem crocante;
6. Sirva com uma bela salada de alface.