Empresas apostam no incentivo à prática esportiva entre colaboradores para elevar produtividade e engajamento

Pesquisas apontam que funcionários ativos têm melhor desempenho no trabalho; desafio é vencer alto número de sedentarismo entre brasileiros

A prática esportiva deixou de ser apenas uma questão de qualidade de vida e passou a ser vista como estratégia de produtividade. Pesquisas nacionais e internacionais confirmam que colaboradores fisicamente ativos apresentam melhor desempenho, reduzem índices de absenteísmo e fortalecem o clima organizacional. Ainda assim, o Brasil enfrenta um desafio: cerca de 47% da população é considerada fisicamente inativa, um dos piores índices da América Latina.

O impacto do sedentarismo não se limita à saúde individual. No ambiente corporativo, os efeitos são visíveis: trabalhadores sedentários costumam faltar mais e render menos no trabalho, impactando na receita final da empresa. Um levantamento realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) apontou que cada dólar investido em prevenção ao sedentarismo pode gerar retorno de quatro dólares para as companhias.

Não por acaso, programas de incentivo à atividade física – como ginástica laboral, convênios com academias e torneios internos – vêm sendo cada vez mais adotados como parte das estratégias de gestão de pessoas.

Foi nesse contexto que o Grupo Engenho decidiu apostar em uma iniciativa própria: a Copa Engenho, campeonato esportivo interno que chega em 2025 à sua 5ª edição no futebol society e à 3ª no vôlei de praia. O torneio reúne times masculinos, femininos e mistos, formados por colaboradores de diferentes lojas e unidades de negócio, estimulando não apenas a prática de esportes, mas também a integração entre equipes e a adoção de um estilo de vida mais saudável.

As competições acontecem neste mês de outubro, em três domingos consecutivos, no Clube Estrela do Norte, parceiro do grupo em ações sociais e de doações anuais. Ali, os colaboradores encontram estrutura para treinar, competir e, principalmente, vivenciar o espírito de equipe fora do ambiente de trabalho. “A Copa Engenho é um projeto pensado para os nossos colaboradores, um incentivo ao esporte e à convivência. As equipes se organizam, treinam juntas e compartilham momentos de integração e também de cuidado com a saúde, que impactam diretamente no bem-estar e na produtividade do dia a dia”, destaca Rogério Perdiz, sócio-diretor do Grupo Engenho.

Com a prática esportiva ganhando espaço nas agendas corporativas, iniciativas como a Copa Engenho apontam para um caminho cada vez mais estratégico: investir em saúde e bem-estar não é apenas responsabilidade social, mas também uma decisão inteligente de negócios, lembra Sidnei Dutra, também sócio-diretor do Grupo.

“Com a Copa Engenho, buscamos destacar a importância de olhar para o colaborador para além da rotina profissional. O sucesso dessa iniciativa que implementamos no Grupo evidencia como o esporte pode ser ferramenta de engajamento e fortalecimento das equipes, ao mesmo tempo em que contribui para a redução de custos com saúde e melhora a satisfação no trabalho e, com ela, os resultados”, disse Sidnei.

Gestor de um dos restaurantes do Grupo Engenho, Diego Balbino contou que incentiva a equipe dele a participar da Copa Engenho, que já é um evento aguardado com expectativa pelos colaboradores.  “É um evento que gera integração, colaboração, incentivo à prática esportiva e também muita diversão ao longo desses três domingos de jogos. Eu sou um adepto das atividades esportivas, por anos pratiquei natação, já fiz Muai Thay e sou um amante do futebol, então, é uma junção do útil ao agradável. A equipe compra a ideia e entende que é algo projetado e planejado para o bem comum de todos”, disse Diego, que celebra a iniciativa do Grupo como algo “fora da curva”. “A melhoria da qualidade de vida dos colaboradores é notável. Além disso, a prática esportiva é essencial para que nós tenhamos condições físicas e mentais para lidar com a rotina no trabalho”, pontuou Diego.

Outra adepta da prática de atividades físicas promovida pela empresa é a secretária do Grupo Engenho Elisângela Abreu, que sempre que pode encaixa as atividades físicas na rotina de trabalho diário. Para ela, iniciativas como a Copa Engenho, além de promoverem a integração entre diferentes setores, contribuem para a saúde física e mental dos colaboradores.

“É uma excelente iniciativa, que motiva muitas pessoas a praticar esportes e gera um engajamento entre colaboradores de todas as unidades, que passam a se conhecer e a conviver por meio do esporte. É muito motivador: a gente fica com uma energia boa, mais disposto. O humor também muda. E, para nós que trabalhamos com atendimento ao público, isso faz toda a diferença. Afinal, cuidar do corpo é, também, cuidar da cabeça”, disse Elisângela.

Gostou? Compartilhe