Grupo Engenho lança programa de formação contínua de líderes nas unidades de Manaus e Belém

Cultivar uma cultura de aprendizado contínuo por meio da formação, da escuta ativa e do fortalecimento da excelência operacional e humana, buscando construir relações mais sólidas e maduras e, com isso, gerar valores que irão refletir diretamente na satisfação do cliente e na sustentabilidade dos negócios. Essa é uma das perspectivas do Grupo Engenho com o lançamento do ‘LiderAção –  liderando a serviço da transformação’, um programa robusto de desenvolvimento de lideranças que, ao longo de um ano, vai capacitar todos os líderes das empresas do Grupo, de diferentes áreas e níveis de gestão.

O programa teve início na primeira quinzena de abril e prevê encontros semanais com todos os líderes do Grupo, com treinamentos técnicos e comportamentais, dinâmicas em grupo, oficinas práticas, palestras, debates e momentos de reflexão sobre propósito, cultura e liderança transformadora, abordando temas como inteligência emocional, relacionamento interpessoal, assédio e saúde mental, entre outros.

O sócio-diretor do Grupo Engenho, Rogério Perdiz, explica que o principal objetivo do programa é preparar as lideranças para os desafios de crescimento e expansão, fortalecendo o papel de cada líder como agente de transformação dentro da empresa. “Mais do que formar gestores, queremos que os líderes inspirem, cuidem de pessoas e sejam protagonistas da nossa evolução como grupo”, afirmou Rogério.

Uma das responsáveis por ministrar o treinamento, a educadora corporativa Alessandra Esper, explica que a intenção é ampliar a consciência dos líderes sobre sua atuação e ajudá-los a cumprir o compromisso de gerenciar processos potencializando pessoas. Para ela, investir no desenvolvimento humano, mais do que uma decisão estratégica, é uma necessidade das empresas no mundo atual, cada vez mais dinâmico, competitivo e centrado na experiência do cliente. No primeiro módulo, que inclui quatro encontros no mês de abril – três deles já realizados -, o tema debatido é ‘Assédio moral, sexual e discriminação no ambiente corporativo: prevenção e combate’.

“Quando um colaborador é bem treinado, alinhado com os valores da organização e tem as emoções equilibradas, ele vira um embaixador da marca, alguém que não vai só entregar um produto ou realizar sua tarefa, mas gerar valor e entregar uma experiência memorável. Essa iniciativa do Grupo Engenho reforça a crença de que os grandes resultados são alcançados por meio de pessoas engajadas, líderes preparados e ambientes saudáveis. Fortalecer as competências dos líderes, sejam elas técnicas ou emocionais, agrega valor, e esse valor é percebido pelo cliente final”, disse a educadora.

Com quase duas décadas de atuação no setor de alimentação e oito unidades de negócios, incluindo restaurantes em Manaus e Belém, o Grupo Engenho vem investindo na capacitação de seus colaboradores, visando a valorização de pessoas e a excelência no atendimento. “Quando você vê uma empresa do porte do Grupo Engenho adotando uma iniciativa como essa, isso mostra que eles têm uma visão de futuro e um compromisso com o desenvolvimento das pessoas e com a excelência em todos os níveis da sua operação. Mais que uma capacitação, é um movimento de valorização do capital humano, mostrando que as pessoas são importantes em todos os níveis, e buscando a potencialização de seus talentos para gerar um diferencial realmente competitivo ao Grupo”, afirmou Alessandra.

As unidades e operações do Grupo Engenho em Manaus são o Engenho Cozinha Brasileira, com unidades no Manauara Shopping e no Shopping Ponta Negra; o Restaurante Terra & Mar, na Avenida Mário Ypiranga, em Adrianópolis; O Boteco, presente no Amazonas Shopping e no Sumaúma Park Shopping; o Sagrado Peixe, situado na Avenida Cosme Ferreira, no Coroado I; e o CDA – Centro de Desenvolvimento, Distribuição e Administração, na Rua Carlos Lacerda, Parque 10. No Pará, funciona o Engenho Cozinha Brasileira Belém, no Boulevard Shopping Belém.

Gostou? Compartilhe