Programa permanente de formação implementado pelo Grupo Engenho alia desenvolvimento humano e desempenho organizacional
Investir em pessoas é acreditar no futuro do próprio negócio. Com essa visão, o Grupo Engenho mantém um programa permanente de treinamento de lideranças que, a cada ciclo, apresenta temas voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Mais do que uma prática de capacitação, a iniciativa se consolidou como parte da cultura organizacional, reforçando o compromisso da empresa com a valorização de suas equipes – e refletindo em resultados positivos para os negócios.
Com oito unidades de negócios em Manaus e Belém – sendo sete restaurantes que atendem mais de 70 mil pessoas por mês –, além de um centro de distribuição (CDA Comercial), o Grupo Engenho aposta em ferramentas de gestão de pessoas utilizadas em empresas de todo o mundo para trabalhar um tema determinante para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores e o bom desempenho dos negócios: o autoconhecimento.
Entre elas, estão testes de perfil comportamental que ajudam a entender como cada pessoa age em situações de desafio ou de grupo; metodologias que identificam virtudes como coragem, curiosidade ou gratidão; e ainda estudos que mostram como reconhecer e neutralizar pensamentos que atrapalham o desempenho, conhecidos como “sabotadores”. A ideia é oferecer a cada colaborador um relatório que sirva como ponto de partida para reflexão, mudança de hábitos e melhoria contínua.
Responsável pela condução do programa, a psicóloga Alessandra Esper explica que esse “olhar para dentro” gera efeitos diretos no ambiente de trabalho. É que, mais do que desenvolver habilidades técnicas, o programa aposta em uma abordagem humana, que reconhece o impacto do equilíbrio emocional e da convivência saudável no desempenho da equipe. Ao entender seus pontos fortes e áreas de melhoria, cada colaborador aprende a lidar melhor com desafios, tornando o ambiente mais colaborativo e eficiente, aponta a especialista.
“Ao se conhecerem melhor, os colaboradores ganham confiança e bem-estar que se refletem dentro e fora da empresa. As ferramentas ajudam a melhorar a comunicação, a colaboração e a empatia entre colegas, reduzindo estresse, retrabalho e fortalecendo a produtividade. Cada relatório é uma oportunidade de reflexão e mudança positiva”, afirma.
Para o sócio-diretor do Grupo Engenho, Rogério Perdiz, iniciativas como essa representam um investimento estratégico que beneficia tanto o colaborador quanto o negócio. “O programa de treinamento de lideranças é um reflexo da nossa cultura. Acreditamos que o cuidado com o time vai além da capacitação contínua: envolve também saúde, bem-estar e lazer. Sabemos que colaboradores engajados, motivados e em equilíbrio refletem diretamente no desempenho da empresa e na sustentabilidade do nosso crescimento”, disse Rogério.